The Apartment (1960)

ta

Título Original: The Apartment
Título no Brasil: Se Meu Apartamento Falasse
País: Estados Unidos

<<Um homem tenta subir na sua empresa deixando os executivos usarem seu apartamento para manterem casos extraconjugais, mas algumas coisas começam a acontecer, inclusive seu próprio caso.>>

Antes de mais nada, quero deixar claro o tanto que odeio o título desse filme no Brasil. Tem nome de filme bobo de Sessão da Tarde, mas não é. Nem de longe.

Li em algum lugar que esse é o filme mais superestimado de Billy Wilder. Completamente errado! O filme é uma comédia romântica (se é que posso classificá-lo assim), com vários momentos de drama pesado e com diálogos bem realistas e que geram uma boa reflexão. O filme não se perde na pieguice, ele trata dos temas com sinceridade, e as atuações de  Jack Lemmon e de Shirley MacLaine são muito boas. À primeira vista, Jack Lemmon aparenta estar atuando forçada e caricatamente, mas na minha opinião, este não é o caso. Foi o jeito que ele encontrou para passar a dualidade de insegurança e de “arrogância” de C.C. Baxter, o personagem principal. Passei uma boa parte do filme um pouco irritado com ele, até entender as coisas por esse ângulo.

Quero dizer também que gostei muito do fim do filme.

Nota: 8/10

SPOILER:

O fim do filme, na minha opinião, conseguiu fechar este com um tom bem leve, porque até o momento ele estava indo para um caminho bem sombrio. Apesar de pieguices gratuitas me incomodarem (oi, Spielberg!), achei legal nesse caso. Com o “final feliz”, Wilder não apagou as reflexões que me forçou a fazer durante o filme.

~ por tcfaria em março 15, 2013.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: