Lawrence of Arabia (1962)
Título Original: Lawrence of Arabia
Título no Brasil: Lawrence da Arábia
País: Estados Unidos, Reino Unido
<<A história de T.E. Lawrence, um extravagante e controverso militar inglês e suas lealdades conflitantes durante seu serviço no Oriente Médio durante a Primeira Guerra Mundial. >>
Eu sempre tive preguiça de assistir esse filme, mesmo sempre tendo ouvido falar bem dele. – “Uma biografia passada no deserto com 3:40 de duração? Nem morto!”
Ao final do filme, eu queria mais… foi muito bom! Pensar que um filme dessa grandiosidade de produção, fotografia e direção foi feito no início da década de 60 é impressionante. A produção e a fotografia não ficam muito atrás de filmes feitos atualmente, acho que quem assistiu na época deve ter saído do cinema até tonto.
A atuação de Omar Sharif, Alec Guinness (apesar do rímel), Anthony Quinn (apesar do nariz) são excelentes. Já a atuação de Peter O’Toole é uma coisa de outro mundo (no fim do filme eu duvidava da orientação sexual dele). Não é por acaso que ele é considerado um dos melhores atores da história do cinema por quase todos os críticos, tendo sido indicado ao Oscar de melhor ator oito vezes, nunca como coadjuvante. Infelizmente, nunca ganhou – acabou ganhando um prêmio honorário em 2003.
A história de T.E. Lawrence é bem interessante, não conhecia antes de assistir o filme. Valeu a pena pesquisar e dar uma aprofundada após o filme. Existe uma continuação da história dele após os acontecimentos do filme, chamada “A Dangerous Man: Lawrence After Arabia”, mas não assisti ainda (e provavelmente não assistirei).
Nota: 10/10