The General (1926)

tg

Título Original: The General
Título no Brasil: A General
País: Estados Unidos

<<Quando espiões da União roubam a amada locomotiva de um engenheiro, ele persegue-a sozinho, além das linhas inimigas.>>

Gosto muito dos filmes do Charles Chaplin, e quando era mais novo gostava muito dos filmes do Gordo e o Magro, então já comecei a ver o filme com expectativas razoavelmente altas. Minhas expectativas foram dizimadas no começo do filme, que é bem fraco e com uma trilha sonora extremamente irritante. Mas aí veio minha citação favorita, “If you lose this war dont blame me!” (se vocês perderem essa guerra não me culpem), e vi uma luz no fim do túnel. A partir daí o filme dá uma melhorada, mas só depois da metade que ele realmente fica engraçado, quando Johnnie Gray é perseguido pelos inimigos. O momento do trem na ponte me impressionou, não esperava uma cena destas em um filme tão velho. Bem legal mesmo!

As cenas de perseguição são muito bem-feitas, e Buster Keaton merece muitos elogios por ter feito boa parte das cenas de ação, pulando de um vagão pra outro e andando em volta da locomotiva com o trem em movimento. Impressionante. A Marion Mack, coitada, como apanha nas cenas do saco. Ri mais do que estava acontecendo com a atriz do que com a personagem naqueles momentos, mas rir é o que conta em uma comédia.

Já vi vários curtas do Keaton e nunca gostei muito, já que na mesma época Chaplin estava fazendo coisas muito melhores. Esse filme é a melhor coisa que já vi dele, e mesmo assim ainda prefiro  Em Busca do Ouro, por exemplo, que foi lançado no ano anterior. Pode até ser uma questão de opiniões, mas para mim é mais um caso de Stones/Beatles ou Bennett/Sinatra, no qual o primeiro é indiscutivelmente talentoso no que faz, mas é bastante ofuscado pela genialidade do segundo.

Nota: 7/10

~ por tcfaria em março 20, 2013.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: