Paths of Glory (1957)

pog

Título Original: Paths of Glory
Título no Brasil: Glória Feita de Sangue
País: Estados Unidos

 <<A futilidade e a ironia da guerra nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial são mostradas quando um coronel do exército francês deve lidar com a revolta de seus homens e com um general que procura a glória depois que parte de seu grupo recua sob fogo durante um ataque impossível.>>

Um filme muito bom, mas acho que eu esperava mais. Possui uma mensagem anti-guerra bem forte e a direção é muito boa, mas ainda prefiro Full Metal Jacket, que é um dos meus filmes favoritos. Paths of Glory é tecnicamente impressionante, apesar de ter sido microfonado até demais e algumas cenas terem ficado estranhas por causa disso.
Os diálogos das negociações entre os oficiais do exército são muito bem escritos. Na verdade, quase todos os diálogos são muito bem escritos. O filme é carregado de frases de efeito, sem apelar para a pieguice.

Não entendo como que um filme desse calibre não tenha tido nenhuma indicação ao Oscar, para nenhuma categoria. Mesmo que no ano que concorreria tivessem vários filmes de peso como 12 Angry Men, The Bridge on the River KwaiWitness for the Prosecution, dentre outros que entraram pra história.

Nota: 8/10

SPOILER:

Tinha certeza que no último momento alguém chegaria para salvar os soldados do fuzilamento, fiquei surpreso quando isso não aconteceu. Esperava também que Roget fosse ser investigado e/ou punido pelo assassinato do soldado com a granada, apesar de ter achado genial Dax tê-lo escalado para comandar o pelotão de fuzilamento.
A cena final pra mim foi maravilhosa. Dax chegando no bar e vendo uma prisioneira de guerra alemã no palco enquanto seus homens assoviam e gritam como maníacos sexuais, e quando ela começa a cantar, os homens mudam seu comportamento, e se unem em um momento de solidariedade e de confraternização com ela.

~ por tcfaria em março 25, 2013.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: