The Great Escape (1963)
Título Original: The Great Escape (1963)
Título no Brasil: Fugindo do Inferno
País: Estados Unidos
<<Baseado em uma história real, mostra alguns prisoneiros de guerra aliados planejando que centenas escapem de um campo alemão, que supostamente seria à prova de escapatórias, durante a Segunda Guerra Mundial.>>
Apesar de o elenco, com Steve McQueen, James Garner, Charles Bronson, James Coburn e Richard Attenborough, ser muito bom, esse filme não tem nada de espetacular. Boa direção, boas atuações, bom roteiro, boa cinematografia, etc. Mas nada de destaque. Dito isso, o filme é ótimo! Me diverti o filme inteiro, e sabendo que é baseado em uma história real me divertiu ainda mais. Os planos são ótimos, muito engraçados.
A primeira metade do filme é uma comédia bastante divertida, com os personagens mostrando suas habilidades de escape e sua sintonia em armar planos complexos envolvendo várias pessoas. Já a segunda metade é uma aventura de muita qualidade, e com vários focos (e meios de transporte) diferentes. O filme distorceu alguns detalhes que aconteceram na vida real, mas pelo que eu li após ter visto o filme, 95% foi desta forma.
Minha citação favorita foi a que Ramsey fala para Von Luger: “Colonel Von Luger, it is the sworn duty of all officers to try to escape. If they cannot escape, then it is their sworn duty to cause the enemy to use an inordinate number of troops to guard them, and their sworn duty to harass the enemy to the best of their ability.” A tradução seria algo do tipo: “Coronel Von Luger, é o dever jurado de todos os oficiais de tentarem escapar. Se eles não conseguirem escapar, então é seu dever jurado de fazerem com que o inimigo use uma quantidade enorme de tropas para vigiá-los, e de incomodarem o inimigo da melhor forma que conseguirem.”
Nota: 8/10
SPOILER: